sábado, 7 de agosto de 2010

Jens Peter Jacobsen





Estava tão cansado de si mesmo, dos seus estéreis pensamentos e visões. A vida, um poema?... Não quando se passava a vida a poetar em vez de vivê-la. Como ficava oca, então, como ficava vazia, vazia, vazia! Essa perseguição constante do próprio eu, no rastro das próprias pegadas - e em círculo, naturalmente... Essa comédia simulada: fingir que se atira à corrente da vida e ao mesmo tempo ficar ali agarrado ao anzol, pescando-se a si próprio neste ou naquele curioso disfarce... Ah, se a vida quisesse submergi-lo... A vida, o amor, a paixão, de modo que ele não mais precisasse poetizá-la, porém apenas - em estado de poesia - vivê-la!
[...]
E contudo era lastimável a existência a meio pano, em águas calmas, com a terra à vista; viesse ao menos uma ventania, uma tempestade! Soubesse ele ao menos dirigir-se e desenrolaria todas as velas em direção ao alto mar da vida. E diria adeus aos dias monótonos; adeus, momentos de felicidade medíocre; adeus ainda, pálidas emoções, que deviam ser aquecidas pela poesia para poder brilhar um pouco; e os débeis sentimentos, que precisam ser envoltos em sonhos tépidos, e ainda assim perecem e frio, adeus! Tomarei o rumo de uma terra onde as sensações enrolam-se como lianas opulentas em todas as fibras do coração - uma floresta virgem; para cada ramo ressecado há vinte outros em flor, para cada um que floresce, mais cem que brotam...

3 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=SfVBDBcWuA0&NR=1

    ResponderExcluir
  2. hj entrei p segunda vez no teatro do SESC. N vi peça, apenas lembranças. foi estranho, muito bom, mas estranho. A 1° vez q entrei lá, vc lembra? retalho e rebotalho!bjsss e muitas saudades!!!!

    ResponderExcluir
  3. Feliz dia dos pais?!;) fico feliz p vc dar a atenção q dá p sua filha. Nunca haverá pai perfeito. é necessário q ele seja imperfeito, mas na medida e a medida é o amor e atenção. Acredito q isso a isa tem. xerão.

    ResponderExcluir