segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Walt Whitman



[Quem Aprende Minha Lição por Inteiro?]

Quem aprende por inteiro minha lição?
O patrão o diarista o aprendiz? . . . . carola e ateu?
O cretino e o sábio pensador . . . . pais e proles . . . . mercador e funcionário e porteiro
           e o freguês . . . . editor, autor, artista e estudante?

Chegue mais perto e comece.
Não é lição alguma . . . . derruba as barreiras para uma boa lição,
E aquela a outra ainda . . . . e de lição a lição.

As grandes leis são cumpridas e acatadas sem discussão,
Eu sou do mesmo estilo, pois sou íntimo delas,
Eu as amo e ficamos quites . . . . não mando parar nem fico fazendo salamaleques.

Me deito absorto e escuto histórias bonitas sobre as coisas e a razão das coisas,
São tão bonitas que cutuco a mim mesmo pra escutar.

Não ouso dizer a ninguém o que ouço . . . . não consigo dizer nem pra mim . . . . é
          lindo de morrer.

Não é uma coisa à toa, este globo redondo e gostoso, se movendo tão preciso e
            eternamente em sua órbita, sem um vacilo ou inverdade de um só segundo ;
Não acho que tenha sido feito em seis dias, nem em dez mil anos, nem em dez
            decilhões de anos,
Nem que tenha sido planejado e construído  uma coisa após a outra, como um 
             arquiteto desenha e executa uma casa.

Não creio que setenta anos seja a duração da vida de um homem ou uma mulher,
Nem que setenta milhões de anos seja a duração da vida de um homem ou uma mulher,
Nem que os anos vão interromper minha existência ou a de qualquer pessoa.

Não é maravilhoso que eu deva ser imortal? como todos são imortais,
Sei que é maravilhoso . . . . mas ser capaz de ver é maravilhoso também . . . . e o jeito 
             como fui gerado no ventre a minha mãe é maravilhoso também,
E como eu não era palpável antes e agora sou . . . . eu que nasci no último dia de
             maio de 1819 . . . . e que de um bebê no transe rastejante  de três verões e três
             invernos começasse a articular e andar . . . . tudo isso é maravilhoso também.

Ter atingido a altura de um metro e oitenta e três . . . . ter me tornado um homem de
             36 anos em 1855 . . . . e estar aqui agora - isso é maravilhoso também,
E que a minha alma abrace a sua neste instante, e nos apaixonemos um pelo outro sem
             que a gente nunca tenha se visto, e talvez nunca nos vejamos, é tão
             maravilhoso quanto :
E que eu possa pensar estes pensamentos é maravilhoso também,
E que eu possa passá-los a vocês, e vocês possam pensá-los e sabê-los verdadeiros
             também é maravilhoso,
E que a lua gire em volta da terra e avance com a terra também é maravilhoso
E que ambas se equilibrem com o sol e as estrelas também é maravilhoso.

Como gostaria de ouvir você dizer o que existe em você que não seja maravilhoso
              também,
Como gostaria de ouvir o nome de todas as coisas entre a manhã de domingo e o
              sábado à noite que não fossem maravilhosas também.
             

Um comentário:

  1. Esperança

    Esperança surge, quando se acredita
    Que a Terra não é um sonho, mas um corpo vivo,
    Que não mentem o ouvido, o tato, a visão
    E que todas as coisas que aqui conhecias
    São como um jardim visto do portão.

    Entrar lá não se pode, Mas ele existe com rigor.
    Se melhor ollhássemos e com mais sabedoria,
    No jardim do mundo uma nova flor
    E mais do que uma estrela se avistaria.
    Há quem diga que os olhos nos iludem
    E que nada existe, apenas aparenta,
    Mas justamente esses não têm esperança.
    Pensam que ao virar de costas
    O mundo desaparecerá de repente
    Como que roubado por um delinquente.

    Czeslaw Milosz

    ResponderExcluir