terça-feira, 22 de maio de 2012

Henry Miller



O mundo do sexo

Hoje parecemos movidos quase exclusivamente pelo medo. Tememos até aquilo que é bom, que é saudável, que é alegre. E o que é um herói? Em princípio, alguém que conquistou seus medos. Podemos ser um herói em qualquer domínio; nunca deixamos de o reconhecer quando ele aparece. Sua virtude singular é que ele se unificou com a vida, se unificou consigo mesmo. Tendo deixado de duvidar e questionar, ele acelera o fluxo e o ritmo da vida. O covarde, par contre, procura obstruí-los. Não obstrui nada, é claro, a não ser a si mesmo. A vida continua, quer atuemos como covardes ou heróis. A vida não tem outra disciplina a impor, se apenas percebêssemos isso, em vez de aceitar a vida sem questionar. Tudo aquilo de que fugimos, tudo aquilo que negamos, denegrimos ou desprezamos, serve para nos derrotar no final. O que prece desagradável, doloroso, maligno, pode se tornar uma fonte de beleza, alegria e força, se encarado com a mente aberta. Cada momento é uma mina de ouro para aquele que tem a visão de reconhecer isso. A vida é agora, cada momento, não importa que o mundo esteja cheio de morte. A morte só triunfa a serviço da vida.


3 comentários:

  1. Onde quer que vossa vida acabe, ela está toda aí. Uma pessoa viveu muito tempo e pouco viveu. Atentai para isso enquanto estais aqui. Tudo não se mexe como vos mexeis? Há coisa que não envelheça convosco? Mil homens, mil animais e mil outras criaturas morrem neste mesmo instante em que morreis. Por que temeis vosso último dia? Ele não conduz à vossa morte mais do que cada um dos outros. O último passo não vos traz a lassidão: revela-a. Todos os dias levam à morte: o último a alcança.

    (Solilóquio da Natureza, Lucrécio) - Montaigne

    ResponderExcluir
  2. O que tem que ser será bom - pois o que é, é bom,
    Interessar-se é bom, e não se interessar também é bom.

    O céu continua lindo... o prazer dos homens com as mulheres nunca será
    saciado .. nem o prazer das mulheres com os homens.. nem o prazer que
    provém dos poemas;
    As alegrias domésticas, o trabalho ou negócio diário, a construção de casas - eles
    não são fantasmas .. possuem peso e forma e local;
    As fazendas e os lucros e as safras .. os mercados e salários e o governo .. eles também
    não são fantasmas;
    A diferença entre pecado e bondade não é aparente;
    A terra não é um eco ... o homem e sua vida e todas as coisas de sua vida são bem
    consideradas.

    Você não está ao léu.. você se reúne com certeza e segurança ao seu redor,
    De você mesmo! Você mesmo! Sempre você mesmo!

    Não foi pra difundir você que você nasceu de pai e mãe - foi pra identificar você,
    Não foi pra que você fosse indeciso, mas que fosse decidido;
    Alguma coisa há tempos preparada e informe chegou e se formou em você,
    Portanto você está salvo, haja o que houver.

    w.whitman

    ResponderExcluir
  3. Considero a arte o esforço de um indivíduo em chegar a um acordo com todas as coisas, as menores e as maiores, para além do estreito e obscuro e, nesses consistentes diálogos, aproximár-se das fontes últimas, silenciosas de toda vida. No interior desse indivíduo, os segredos das coisas se fundem com suas mais profundas sensações e se tornam audíveis para ele, como se fossem seus próprios anseios. A rica linguagem dessas confissões íntimas é a beleza.
    r.m.rilke

    ResponderExcluir