quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Arnold Hauser




 O período paleolítico: magia e naturalismo

É provável que o homem pré-mágico tenha descoberto por acidente a ligação entre a cópia e o original, mas essa descoberta deve ter causado nele um efeito irresistível. Talvez toda a esfera da magia, com seu axioma de dependência mútua de coisas semelhantes, tenha sido fruto dessa experiência. As duas ideias básicas que, como foi enfatizado, constituem as precondições da arte podem ter-se desenvolvido na idade da experimentação e descoberta pré-mágicas, mormente a ideia de semelhança e imitação e a ideia de produzir algo a partir do nada,  que é de fato a própria possibilidade de uma arte criadora. A]s silhuetas de mãos que foram encontradas em muitos lugares perto das pinturas rupestres, e que parecem ser resultantes da impressão de mãos reais, fizeram provavelmente nascer no homem a ideia de criação - de poien - e deram-lhe a consciência da possibilidade de que algo inanimado e artificial poderia ser perfeitamente semelhante ao original vivo e autêntico. Esse mero jogo nada tinha a ver inicialmente, é claro, nem com a arte nem com a magia; teria de converter-se primeiro num instrumento de magia e só então poderia tornar-se uma forma de arte. Com efeito, é tão imenso o hiato existente entre essas impressões de mãos e as mais primitivas representações de animais no paleolítico (e não existe qualquer documento sobre uma possível transição entre ambas), que dificilmente podemos admitir a hipótese de um direto e contínuo desenvolvimento de formas de arte a partir de puras formas lúdicas; deve-se no entanto inferir a existência de um elo de conexão vindo de fora - e com toda a probabilidade esse elo terá sido a função mágica da cópia. Contudo, mesmo essas formas lúdicas, pré-mágicas, apresentavam uma tendência naturalista, ou seja, a imitação da realidade (ainda que mecanicamente), e não podem, de maneira nenhuma, ser consideradas a expressão de um princípio decorativo e antinaturalista. 

Trecho de História Social da Arte e da Literatura 

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